domingo, 12 de junho de 2011

Informação

Revirando o meu armário que guarda um dos meus tesouros que são meus livros, comecei a folhear um que inclusive resgatei a tempo de ser jogado no lixo, mas consegui  salvá-lo, é meu agora.
O Título As Grandes Cartas Da História. E por lá entre as cartas encontrei uma que me chamou a atenção, de uma figura mesmo, Leonardo Da Vinci que sem a menor cerimônia escreveu ao governo de Milão Ludovico Sforza pedindo emprego descrevendo um currículo de causar inveja aos daquela època e até nos dias atuais. Trechos resumidos da carta de Da Vinci:
       “.... certos segredos meus.”
   Tendo,excelentíssimo senhor, visto e considerado as experências de todos os que são tidos como mestres na arte de inventar instrumentos de guerra, e achando que os inventos deles nada apresentam de novo, atrevo-me, sem prejuízo de ninguém, a solicitar a Vossa Excelência ensejo para comunicar-lhe certos segredos meus.  E  Leonardo foi dizendo possso construir pontes, cortar abastecimento de água,demolir fortalezas, fabricar canhões, passagens subterrâneas, fabricar carros blindados,navios que resistem ao ataque de fogo. Além disso, sei executar escultura em mármore, pintura e levantar estátuas.
    Com um currículo desses não tenha dúvida conseguiu emprego e serviu a este governo durante dezesseis anos, até que os franceses invadiram a cidade e capturaram Ludovico.
     A maioria dos inventos era para ser usado em guerra. Mas o que nos faz transportar para a realidade dos nossos dias, é a segurança do conhecimento desse gênio, pois ele chegou a propor desafio se tivesse dúvida ao que estava dizendo, e  hoje estão aí a prova real de muitos desses inventos, alguns até só muitos tempos depois de sua existência, infelizmente usados numa causa tão triste que é a guerra. Mas o que dizia antes, quanto a segurança do conhecimento, necessariamente colocado à prova, caminhamos para isso cada vez mais, assim como lutamos pela falta de valor, a ignorância  de alguns frente ao conhecimento, a capacidade das pessoas, deixando os interesses fúteis e mesquinhos que funcionam em prol de uma minoria prevalecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário